Após fazer uma análise profunda sobre a “franqueabilidade” do seu negócio assim como uma análise financeira (o negócio precisa estar lucrando), o próximo passo para se tornar uma franquia é a realização de um planejamento estruturado com todas as etapas do processo.
Os passos abaixo são considerados essenciais e devem ser tratados com atenção. Podem ser desenvolvidos de forma paralela ou estipular uma ordem para ir cumprindo cada etapa:
- Plano de Negócios: elaborar o Business Plan e definindo o modelo de negócio que será franqueado e fazer ajustes financeiros e tributários que se fizerem necessários.
- Documentos exigidos pela Lei do Franchising: definir contrato de franquia e formular a COF-Circular de Oferta de Franquia.
- Processos, manuais e treinamentos: garantir que os processos estejam mapeados e padronizados, criar os manuais e outras ferramentas para transferir o conhecimento e preparar os treinamentos que serão dados.
- Planejamento operacional, de marketing e comercial. Definir plano de expansão com perfil do franqueado que deseja atrair assim como as regiões em que abrirá as primeiras unidades.
É possível formatar uma franquia sozinho? Sim, mas é preciso avaliar se vale a pena. Uma ajuda especializada neste momento pode ser fundamental, já que é um mercado que exige conhecimento, capacidade e preparo.