A gestão de franquias não é diferente do que se faz em qualquer outro negócio, mas requer atenção redobrada, já que além de cuidar da marca em si o franqueador precisa estar no controle de todas as unidades franqueadas.
Uma rede de franquias de sucesso deve ser rentável tanto para o franqueador quanto para o franqueado. A estratégia de gestão deve ser focada no sucesso dos franqueados e exige atenção em todos os níveis da operação.
O ponto chave para garantir a rentabilização é ter um sistema operacional sólido: processos de todas as áreas padronizados e revisados continuamente e as relações entre franqueador, franqueado, clientes e fornecedores da rede definidas estrategicamente.
Além disso, é preciso estar atento aos números mensalmente para estar seguro de que o sistema operacional e financeiro está indo bem. Através de Indicadores de desempenho que o franqueador irá monitorar resultados, encontrar falhas ou pontos de melhorias, a fim de garantir o sucesso de cada unidade.
Por fim, invista sempre em capacitações, revisite o planejamento estratégico sempre que necessário e se preocupe em manter o padrão para manter o ais importante que é o padrão e a identidade da sua marca!