A padronização nas redes de franquias gera credibilidade e autoridade do negócio. A padronização garante para o consumidor que a qualidade será mantida em qualquer ponto de venda.
Além disso, o modelo de negócio padronizado e já testado é o que atrai investidores a se tornarem franqueados e a falta de padrão nos serviços e produtos nas unidades pode diminuir a qualidade e prejudicar a estabilidade financeira do negócio.
Listamos alguns pontos importantes para que você possa manter a padronização das suas unidades franqueadas:
Comece MAPEANDO OS PROCESSOS. É essencial ter todos os processos operacionais mapeados e registrados através de fluxogramas que ficarão disponíveis a todos.
Construa um MANUAL DO FRANQUEADO. O manual é uma ferramenta fundamental. Nele deve conter o padrão da marca, regras, procedimentos e demais informações essenciais para operar o negócio. O manual deve ser constantemente atualizado.
Faça TREINAMENTOS E CAPACITAÇÕES. O treinamento permite transferência de conhecimento sobre a gestão operacional e todos os processos diários, além de fortalecer o entendimento da cultura organizacional e os valores da empresa.
Faça AUDITORIAS e utilize a ferramenta do CLIENTE OCULTO. No caso de auditorias é interessante que seja feita por uma empresa terceirizada para que não haja interferência na avaliação. O cliente oculto poderá verificar especialmente o atendimento: o mau funcionamento de uma unidade pode comprometer a imagem de toda a rede.
Todos estes pontos, iniciando pelo mapeamento de processos devem ser constantemente revisitados e revisados, sempre buscando a melhoria contínua do negócio!