O Lean é uma filosofia que se originou a partir do sistema Toyota de produção. Busca reduzir desperdícios enquanto aumenta a produtividade e a qualidade.
O sistema Toyota surgiu em um cenário pós-guerra totalmente em crise, onde era estritamente necessário ter autodisciplina e economia de recursos para garantir a própria sobrevivência dos negócios.
Cinco princípios do Lean Thinking:
• Valor: definir o que é entendido como valioso para seu cliente. Toda atividade que agrega valor ao cliente não é desperdício.
• Fluxo de valor: selecionar os processos que agregam valor ao cliente. É essencial a construção do seu fluxo de valor porque ele permite visualizar de forma clara com a sua equipe o passo-a-passo da produção, identificando mas facilmente desperdícios e problemas no processo como um todo.
• Fluxo contínuo: organizar os processos. O fluxo contínuo elimina espera e estoques.
• Produção Puxada: produção sob demanda. Produzir somente no momento e na quantidade que o meu cliente demanda.
• Kaizen: a melhoria contínua dos processos. Após identificar a cadeia de formação de valor, estabelecimento do fluxo e organização dos seus processos, o Lean Thinking propõe que os times sejam organizados para buscar limpeza, trabalho padronizado e melhoria na qualidade do produto.
O Lean Thinking pode ser aplicado nos mais diferentes cenários, o seu ponto de partida é sempre uma equipe engajada e uma gestão bem preparada para motivar os colaboradores.