Efetuar uma comunicação assertiva durante a transição da mudança para reduzir ruídos é essencial. A falta de informação sobre o impacto da mudança, pode ser uma das maiores causas de ansiedade e desconfiança para os colaboradores.
Para garantir uma comunicação planejada estrategicamente a liderança do projeto deve criar um Plano de Comunicação para antes, durante e depois da mudança.
As comunicações devem se concentrar nas pessoas certas, nos momentos certos e da maneira certa.
Seguem algumas dicas que poderão ajudar na estruturação do seu Plano de Comunicação:
- Pense em uma Comunicação projetada para conscientizar e envolver os colaboradores no processo. Comece pelo motivo da mudança e o que ela significa para os indivíduos.
- Varie os métodos de comunicação: interações cara a cara, discussões e claro, mídias mais utilizadas pelos colaboradores da empresa, além de encontros mais informais e celebrações.
- Comece cedo: As comunicações são mais eficazes quando começam no início do ciclo de vida do projeto. As comunicações iniciais são mais proativas e podem mitigar as consequências negativas de não engajar os colaboradores.
- Faça com frequência: A comunicação em torno da mudança é um processo, não um evento. Não é um único e-mail, reunião inicial ou mensagem de vídeo transmitida pelo CEO. A comunicação deve utilizar vários meios para repetir e reforçar as mensagens-chaves ao longo do ciclo de vida do projeto.
Esteja sempre aberto a responder qualquer pergunta que surgir em qualquer momento do projeto para que todos os colaboradores se sintam parte e facilitem o andamento de todas as etapas!
A Enriquece Mulher tem profissionais especialistas na metodologia da Gestão da Mudança! Se precisar ajuda, não deixe de nos contatar.