Se os riscos existem e não podem ser eliminados em sua totalidade, a melhor alternativa é tentar controlá-los ao máximo.
Para gerenciar estes riscos a liderança do projeto deverá criar o Mapa de Riscos! Esta ferramenta acaba sendo construída durante a Gestão da Mudança, mas na verdade é uma ferramenta de todo projeto.
Listamos abaixo algumas etapas que irão direcionar a construção do Mapa de Riscos:
- Identifique: a equipe deve se reunir para reconhecer e identificar todos os possíveis riscos que podem afetar o projeto e listá-los no Mapa.
- Analise e classifique: nesta etapa a equipe irá definir a categoria ou natureza do risco (gestão, tecnologia, pessoas, entre outras) e também a probabilidade deste risco acontecer e o impacto que poderá causar caso aconteça. Em seguida, cruzando a probabilidade com o impacto, a equipe definirá a severidade de cada um deles para direcionar as próximas ações.
- Defina ações e responsáveis: uma ação deve ser atribuída para cada risco (mitigar, assumir, prevenir ou transferir) com uma breve descrição e seu responsável.
- Monitore: o Mapa de Riscos é um documento que deve ser constantemente monitorado, acompanhado e, se necessário, atualizado.
O gerenciamento de riscos do projeto é o processo de identificar, analisar e, em seguida, responder a qualquer risco que possa surgir ao longo do ciclo de vida de um projeto! Ao identificar e gerenciar uma lista de riscos do projeto, surpresas e barreiras desagradáveis podem ser reduzidas e oportunidades valiosas descobertas!