Uma característica em comum das mudanças: tocam nas pessoas e em seus paradigmas, mudam o status quo, a maneira como as coisas são feitas e tiram as pessoas de sua zona de conforto.
Líderes podem ser a solução ou o maior problema em um processo de mudança. Cabe ao líder engajar a equipe e ajudá-los na aceitação de todas as transformações como parte do processo positivo para a organização.
Acreditamos que antes das mudanças se consolidarem na organização elas precisam tocar o ser humano. É através das mudanças humanas que acreditamos que chegaremos às mudanças organizacionais. Gerir a mudança é humanizá-la. É pensar o projeto no ponto de vista das pessoas envolvidas, para evitar que as resistências naturais causem impactos nos objetivos planejados. (HCMBOK)
Mudar não é fácil, mas aprender a gerir as mudanças através de uma estratégia de liderança humanizada, pode representar a fronteira entre o fracasso e o sucesso da mudança proposta.
Listamos alguns princípios que podem ajudar no processo sendo líder ou liderado:
- Seja transparente: Toda relação é baseada em confiança mútua
- Cada pessoa tem o seu tempo próprio para digerir as mudanças. Resistências são naturais. É através da atitude empática e foco na causa-raiz que os líderes e gestores podem ajudar as pessoas que estão “sofrendo” com a mudança.
- Mudança humana se dá pela emoção e não pela razão: criar conexão com as pessoas inspirá-las através de um propósito, ouvi-las empaticamente, usar de processos participativos é o melhor caminho para tocar na emoção das pessoas.
- Gerir a mudança é humanizá-la! Isso demanda visão e comunicação frequente, o silêncio comunica e quando não dizemos nada estamos dizendo muito.
A Enriquece Mulher possui em seu time consultoras especialista em GM! Dúvidas? Entre em contato conosco.