Se trata de uma ferramenta da qualidade utilizada na resolução de problemas.
Visa encontrar a causa e não os sintomas dos problemas. A técnica dos 5 Porquês é uma das ferramentas mais efetivas para a análise da causa raiz.
Os 5 porquês é um método desenvolvido pelo engenheiro mecânico da Toyota Taiichi Ohno, em meados da década de 70, com o objetivo de descobrir a raiz do problema para então solucioná-lo.
“A base para a abordagem científica da Toyota é perguntar “por que” cinco vezes sempre que encontramos um problema… Ao repetir “por que cinco” vezes, a natureza do problema, assim como sua solução, se torna clara.“ Taiichi Ohno
A análise da causa raiz deve incluir pessoas com experiência prática. Ao aplicar a técnica dos 5 Porquês, seu objetivo deve ser a obtenção da essência do problema e, então, resolvê-lo.
Para utilizar a ferramenta procure escolher uma pessoa para fazer as perguntas e manter o foco do time. O facilitador deve perguntar “Por Que” quantas vezes for necessário até que o time seja capaz de identificar a causa raiz do problema inicial, mas não passe muito dos 5 pois o foco poderá ser perdido.
Segue exemplo prático:
- Por que as newsletter não foram enviadas a tempo? Porque as atualização não foram implementadas até o prazo final.
- Por que as atualizações não foram implementada a tempo? Porque os desenvolvedores ainda estavam trabalhando nos novos recursos.
- Por que os desenvolvedores ainda estavam trabalhando nos novos recursos? Porque um dos novos desenvolvedores não conhecia os procedimentos.
- Por que o novo desenvolvedor não estava familiarizado com todos os procedimentos? Porque ele não foi treinado adequadamente.
- Por que ele não foi treinado adequadamente? Porque o CTO acredita que os novos funcionários não precisam de um treinamento extensivo e devem aprender enquanto trabalham.
Nos Rituais de Gestão essa ferramenta pode ser utilizada para entender a causa de determinada meta não ter sido alcançada.
Depois que o time encontrar a causa raiz, o próximo passo será definir as ações corretivas. Todos os membros devem estar envolvidos em uma discussão para encontrar e aplicar a melhor solução!