As pessoas são distintas, logo, possuem atuações diferentes. Dentro de uma empresa, nos deparamos com vários tipos de personalidades, culturas e características individuais. Existem estudos baseados em perfis comportamentais que determinam e categorizam certos comportamentos. Edward L. Thorndike e John Watson foram pesquisadores que iniciaram estudos sobre a psicologia comportamental, um ramo que observa nas pessoas as interações entre pensamentos e as ações. A partir deles, quatro perfis foram definidos, assim como animais que os representam: comunicadores (gato), executores (tubarão), planejadores (lobo) e analistas (águia).
Cada um desses perfis representa uma personalidade – principalmente em ambiente de trabalho –, assim como suas forças e fraquezas. Para quem trabalha com recrutamento e seleção, definir o perfil do seu candidato é muito útil para avaliação. Além disso, é possível realizar uma autoavaliação através da descoberta desses perfis, o que é importante para o autodesenvolvimento.
A seguir, confira cada um dos quatro perfis comportamentais e suas principais características:
1. Comunicadores (Gato)
As pessoas com perfil de comunicadores são ótimos em relacionamentos com os colegas, pois são extrovertidos e falantes. Sua facilidade com a comunicação e adaptabilidade são pontos muitos fortes. Gostam de trabalhar em equipe, têm poder de persuasão e são vaidosos.
Os comunicadores prezam muito pela autonomia e liberdade. São ágeis nas entregas de trabalho e são imaginativos e sensíveis. É um perfil que gosta de pensar nos outros e ter harmonia entre seus relacionamentos.
Em contrapartida aos pontos positivos, as pessoas com esse perfil podem ter dificuldades em esconder conflitos e desavenças. Outro ponto negativo é que elas tendem a colocar a felicidade acima dos resultados e, às vezes, manipular os outros com sentimentos.
2. Executores (Tubarão)
Os executores são pessoas com muita motivação e ação. Eles colocam a mão na massa, agem rápido e fazem o necessário para entregar seu trabalho. Gostam muito de liberdade para agir de forma individual e ter controle sobre suas atividades.
Fazê-los repetir tarefas ou arrumar erros pode ser um problema, pois não apreciam esse tipo de atividade. Além disso, gostam de trabalhar de sua maneira e são bastante competitivos, inclusive se cobram da mesma forma.
Seus pontos fracos são: agir antes de pensar, tomar o caminho mais fácil para cumprir tarefas mais rapidamente, dificuldade de socialização e relacionamentos complicados.
3. Planejadores (Lobo)
Planejadores são pessoas leais, responsáveis e consistentes. Gostam de manuais e regras, assim como desempenhar seu trabalho com conformidade e qualidade. São ótimos gestores de projetos por serem muito detalhistas.
São motivados pela ausência de riscos e erros e compreensão de regras. Gostam de ter conhecimento específico sobre o que fazem e de visualizar seus trabalhos finalizados com começo, meio e fim.
A dificuldade de se adaptar às mudanças e a aversão aos riscos podem atrapalhar as pessoas com esse perfil. Além disso, o excesso de perfeccionismo, sistematização e estrutura pode impedir que elas avancem com a agilidade necessária.
4. Analistas (Águia)
Os analistas gostam de fazer diferente, possuem foco no futuro e são inovadores. São descontraídos, fantasiosos e buscam realizar mudanças radicais. Com capacidade de antecipar resultados, têm pensamentos macro e criativos.
Se dão bem em ambientes descentralizados e com espaços para exceções. Se frustram com controles rígidos e falta de liberdade de expressão. Ademais, gostam de delegar tarefas e dar ordens.
Apesar de ter características muito positivas em relação ao futuro, os analistas pecam na atenção com o presente. Defender o novo pelo novo, impaciência e rebeldia também são fatores que podem acabar os prejudicando.
Seja qual for o seu perfil ou os perfis comportamentais de seus colegas de trabalho, manter um ambiente diverso e em harmonia é sempre importante. A Enriquece Mulher oferece consultoria relacionada à perfis comportamentais, entre em contato!!