O clima organizacional é o reflexo de como seus colaboradores se sentem na empresa, e é tão importante quanto as demais questões que são levadas em consideração quando o assunto é crescimento. A partir do momento que sua equipe está satisfeita, motivada e animada, o nível de produção e foco no que realmente importa aumentam consideravelmente. Além disso, um ambiente harmonioso facilita a comunicação e o trabalho em equipe. O resultado dessa junção de fatores é um processo de melhoria perceptível constantemente.
Muitas organizações de grande porte adotam práticas para melhorar o clima organizacional, deixando-o o mais agradável possível. Entre essas, podemos citar o esforço em proporcionar aos colaboradores ambientes coloridos e confortáveis, alternativas de descanso e lazer dentro da própria empresa, dar aos colaboradores maior autonomia, e flexibilidade com horários.
Certamente não existe uma regra, pois o importante é que as medidas estejam de acordo com o tipo de cada empresa, a fim de que essas melhorias sejam naturais.
Para ajudar a refletir sobre esse tema, confira abaixo estratégias que você pode colocar em prática na sua empresa:
1. Pesquisa de Clima Organizacional: Aplicar pesquisas de clima é o primeiro passo para identificar a percepção dos colaboradores sobre a empresa. Antes de começar a aplicar ações é preciso saber o que de fato precisa ser melhorado.
2. Ambiente de trabalho
O ambiente em que as pessoas trabalham faz toda a diferença no clima organizacional e na produtividade delas. Cadeiras de qualidade, ambiente limpo, agradável, com áreas para intervalos e descontração são alguns exemplos para serem considerados. Pequenos detalhes fazem uma grande diferença e ganham pontos com os funcionários.
2. Proporcione oportunidades de capacitação
Treinamentos e capacitações são muito importantes para o desenvolvimento de equipes e pessoas. Além de qualificá-las para produzir mais, melhorar suas performances, diminuir erros e aumentar as vendas, os treinamentos contribuem inclusive, com a melhoria nos relacionamentos. Trabalhar as relações das equipes em treinamentos, além de motivar, abre espaço para relacionamentos mais abertos que contribuem para o êxito nos mais variados objetivos e clima organizacional.
3. Invista em seu colaborador
Não adianta exigir o máximo e não dar esse retorno para seu colaborador. Invista sempre em oportunidades e boas colocações, remuneração justa e benefícios básicos – como saúde, por exemplo.
4. Flexibilize os horários: Ter um horário rígido não é garantia de entrega de resultados. Isso, muitas vezes, até os limitam e desmotivam, pois outros fatores em sua vida pessoal podem estar mal resolvidos. é fundamental estabelecer uma relação de confiança entre equipe e gestores. O comprometimento é essencial, todos devem entender que há metas que devem ser cumpridas, independente do horário da chegada e saída, o foco é conseguir cumprir com as entregas e com os prazo estipulados.
Manter um bom Clima Organizacional traz inúmeros benefícios:
- aumento da produtividade;
- maior engajamento e motivação;
- equipes mais criativas e retenção de talentos;
- redução nos índices de turnover;
- menos retrabalho e conflitos internos;
- fortalecimento da comunicação interna;
- qualidade de vida para os colaboradores e bom relacionamento interpessoal;
- preservação da saúde física e mental das equipes.
Não deixe para segundo plano esse tipo de ação!