Meu modelo de negócio não é franqueável, mas que tal olhar para as boas práticas de gestão, apresentadas nos modelos de franquia, e aplicar nas empresas comuns?
São diversas estratégias de gestão que podem ser utilizadas em todo tipo de negócio, mas separamos quatro delas que são bem características e presentes na gestão de franquias:
Estratégia de marca bem estruturada: objetivos bem definidos e alinhados. Todos os colaboradores ou franqueados devem agir com o mesmo “mindset” e padrões ideológicos sobre a marca.
Gestão por indicadores: os indicadores de desempenho são acompanhados continuamente para garantir que o gerenciamento das unidades está de acordo à metodologia estabelecida pela marca e que a unidade vai ter sucesso.
Investimento em capacitação: além de garantir que o plano está sendo seguido, as capacitações geram motivação! A capacitação constante é fundamental, assim como reuniões periódicas para discutir erros e acertos são boas chances de estabelecer uma comunicação saudável e transparente.
Padronização: os processos de todas as áreas da empresa devem estar desenhados e padronizados, assim como o passo a passo de todas as atividades. Além disso, todas as unidades devem seguir um padrão de comportamento, seja no uniforme, no modo de atendimento , pós-venda, etc.
Estas quatro estratégias de gestão que são seriamente seguidas pelas franqueadoras, são estratégias comuns no mundo corporativo mas nem sempre são aplicadas.
Comece já a inserir na cultura da sua empresa e se necessário peça ajuda para uma consultoria especializada dar o pontapé inicial!