De maneira simples o Request to Pay (da requisição ao pagamento) é o ciclo pelo qual uma requisição é feita, há processo de cotação e um pedido é criado, uma vez que isso acontece, o pagamento é feito com base em uma fatura do fornecedor.
Abaixo seguem as etapas básicas que o Request to Pay integra:
1) Monitorar solicitações: depois que a necessidade de um produto ou serviço específico é identificada e aprovada pela gerência (em qualquer departamento da organização), essa solicitação é enviada ao departamento de compras.
2) Formalizar contratos: o processo de cotação e contratos com fornecedores, incluindo o levantamento de preços e condições comerciais.
3) Elaborar pedidos de compra: o departamento de compras cria um pedido no sistema para um dos fornecedores aprovados.
4) Monitorar recebimento: após a remessa de mercadorias ou a conclusão do serviço, o fornecedor enviará uma fatura ao departamento de contas a pagar. Uma vez que a remessa é realmente recebida, compras insere as informações da remessa no sistema;
5) Gerir Estoques: gerenciar os materiais em estoque.
6) Pagamento: O Requisition to Pay permite uma visibilidade com relação a previsão de pagamento aos fornecedores contratados.
O Requisition to Pay oferece um processo contínuo da requisição de compras ao pagamento, eliminando ineficiências de custo e tempo.