Qualquer pessoa, grupo de pessoas ou entidade que será afetada direta ou indiretamente pelas mudanças é um Stakeholder.
É de extrema importância garantir que todos os impactados direta ou indiretamente com a mudança sejam envolvidos. O gerente de projeto deve elencar todos os envolvidos na mudança, dentro ou fora da organização.
Após finalizar a lista com os envolvidos, a liderança irá definir os nomes mais importantes para que sejam realizadas entrevistas para então classificá-los no Mapa de Stakeholders, segundo os critérios (segundo o HCMBOK):
- Capacidade de influenciar as decisões e rumo do projeto:
Decisor – principais personagens nas decisões do projeto. Seu engajamento e compromisso são fundamentais. Geralmente são pessoas com poder na organização.
Influenciador direto – não tem poder de decidir, mas influenciam diretamente o rumo do projeto, atuando junto aos decisores.
Influenciador indireto – não tem poder de decidir, mas trabalhando nos bastidores, podem influenciar o projeto. São formadores de opinião com alto poder de persuasão.
Expectador – sentirão a mudança, mas sozinhos não tem poder de alterar o rumo do projeto.
- Adesão provável a mudança:
Vendedor – Apoia e vende o projeto naturalmente. Sente orgulho de participar
Suporte – Apoiará desde que entenda claramente o propósito
Instável – Não apoiará nem resistirá, mas será influenciado ao longo do tempo
Provável resistente – É na verdade aquele que não se pode classificar. Seus sinais não são claros e é mais provável que se revele com o andamento do projeto
Boicotador velado – É o que parece aderir, mas nos bastidores resiste. Este é o pior tipo e precisa de atenção especial, pois pode minar o projeto sem que o gestor perceba claramente o que está ocorrendo
Boicotador aberto – É o bocoitador que não esconde sua insatisfação e não consegue conter o seu ímpeto de resistir declaradamente à mudança
.Após esse levantamento e com base nessa ferramenta os gestores poderão identificar possíveis conflitos, dimensionar o esforço de gestão da mudança e definir estratégias para lidar especialmente com os antagonistas. Esta matriz é uma ferramenta poderosa para promover o engajamento e gerir a mudança!