PDCA (Plan, Do, Check, Act, ou em português, Planejar, Fazer, Verificar e Agir) é uma ferramenta de qualidade, amplamente utilizada para a solução de problemas, controle e melhoria contínua de processos e produtos.
Esta ferramenta parte do pressuposto de que o planejamento não é algo imutável. Exatamente por isso que ele é um ciclo contínuo, ou seja, pode (e deve) ser aprimorado e repetido a fim de que a melhoria contínua dos processos seja atingida e os problemas solucionados.
O objetivo do PDCA é ajudar a entender como um problema surge e como deve ser solucionado. Importante ressaltar que o foco é na causa e não nas consequências.
O ciclo PDCA é composto por quatro etapas sendo elas:
Plan (Planejar)
Por ser o início de tudo, nesta etapa são definidos metas e objetivos do ciclo . Em outras palavras: qual o problema a ser resolvido?
nesta fase são identificados os fatores que influenciam o problema, bem como suas possíveis causas. Na fase de planejamento nasce o Plano de Ação. Uma boa dica aqui é utilizar o famoso 5W2H, uma ferramenta que pode ser útil em inúmeros momentos,
Do (Fazer)
Este é o momento do Ciclo PDCA que coloca em prática tudo o que foi planejado.
Nesta etapa deve-se cuidar para seguir o planejado. Caso não seja possível executar aquilo que foi planejado, será preciso retornar à primeira fase e analisar os motivos para corrigir ou replanejar.
Quando tudo estiver seguindo de acordo com o planejamento segue-se para a terceira etapa.
Check (Checar)
Na terceira etapa ocorre um monitoramento de cada atividade do plano de ação, sendo possível:
- Comparar o previsto com o realizado;
- Identificar gaps a serem sanados e oportunidades de melhoria; e
- Avaliar a metodologia de trabalho adotada.
Act (Agir)
Momento de incorporar os aprendizados e ajustar possíveis falhas a partir do que está dando errado. Há mudanças que ainda devem ser feitas? Se sim, você pode recomeçar o ciclo com um novo ponto de partida. Também é o momento de padronizar o que está dando certo.
Abaixo seguem alguns de seus benefícios:
- Facilita a tomada de decisão;
- Promove o trabalho em equipe através de brainstorming e resolução de problemas;
- Busca a melhoria contínua, ou seja, ao invés de se conformar com o bom foca no melhor;
- Aprendizado contínuo;
- Evita que sejam implementadas soluções de baixa eficiência e que haja desperdício de tempo (temos algumas dicas para gestão de tempo);
- Fornece um método padronizado para para resolver problemas novos e recorrentes que pode ser usado por qualquer;
- Padronização da linguagem e a melhoria da comunicação;
- Soluciona problemas com eficácia e inteligência.
Dúvidas, entre em contato!